História bíblica
Episódio da adoração do Bezerro de Ouro, em que Aarão esteve especialmente envolvido.
Aarão teria sido filho mais velho de
Anrão e
Joquebede (
Êxodo 6:20), da
Tribo de Levi (
1Crônicas 6:1-3). Era bisneto de
Levi.
1 Tinha uma irmã mais velha,
Miriam,
2 Êxodo 2:4). Casou com
Eliseba, filha de
Aminadabe, da
Tribo de Judá, que lhe deu quatro filhos,
Nadabe,
Abiú,
Eleazar e
Itamar.
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Aparece na bíblia quando o Deus de Israel o envia desde o
Egito para se reunir com o seu irmão
Moisés no
Monte Horeb.
4 Tornou-se escolhido por
Deus como porta-voz (profeta) de Moisés (que teria problemas de dicção de acordo com a tradição),e serviu como orador junto do
Faraó, nas diligências que permitiram a realização do
Êxodo e da libertação do povo hebreu do Egipto, em direcção à Terra prometida.
Seu papel central levou à sua escolha e de sua descendência em
perpetuidade como sumo sacerdote dos israelitas quando da constituição
do sacerdócio no
Tabernáculo, ainda que posteriormente por covardia tenha participado de algumas rebeliões contra autoridade divina como na criação do
bezerro de ouro, ídolo pedido pelos israelitas para guiar-lhes já que Moisés estaria desaparecido pois estava no
Monte Sinai recebendo os
Dez Mandamentos.
Aarão e
Moisés não foram autorizados por Deus a entrar em
Canaã. A razão alegada é que os dois irmãos apresentaram impaciência em
Cades, no último ano de peregrinação no deserto, quando
Moisés bateu na rocha para sair água, quando a ordem de Deus era que ele deveria comandar a rocha.
5 Da morte de Aarão temos duas historias, a principal e mais detalhada de que Aarão,
Eleazar seu filho e
Moisés, subiram ao
monte Hor,
Moisés tirou as vestes de Aarão e as colocou em seu filho
Eleazar. E Aarão morreu no alto do monte. Depois disso,
Moisés e
Eleazar desceram do monte, e , quando toda a comunidade soube que Aarão tinha morrido, toda a nação de
Israel pranteou por ele durante trinta dias.
6 Aarão tinha cento e vinte e três anos de idade quando morreu no
monte Hor, no primeiro dia do quinto mês do quadragésimo ano depois que os israelitas saíram do
Egito.
7 A outra historia conta em
8 que os israelitas partiram dos poços dos jaacanitas e foram até
Moserá. Ali Arão morreu e foi sepultado, e o seu filho
Eleazar foi o seu sucessor como sacerdote. O
monte Hor ficava nos limites da tribo dos
Edomitas, próximo a
Petra, atualmente é território da
Jordânia.
A Vara de Aarão
A
Vara de Aarão é o nome dado à vara que usada por Aarão para
executar sinais prodigiosos diante de Faraó e que serviu como sinal de
escolha para o sacerdócio por
Deus quando da rebelião de
Corá (
Números 17.8). Esta vara teria sido colocada na
Arca da Aliança, o que a
tradição cristã também concorda (
Hebreus 9.4) como um sinal da autoridade do sacerdócio aarônico.
A Tumba de Aarão
A tumba de Aarão é o nome dado ao local onde Aarão teria sido
enterrado de acordo com Números xx. 23-28. De acordo com a tradição,
Aarão teria sido enterrado na Montanha de Hor na época do domínio dos
edomitas. A tradição posterior, evidentemente de origem muçulmana crê que se trate de um monte próximo a Petra, chamado hoje de
Monte de Aarão, ainda que tal afirmação não concorde com o itinerário dos israelitas conforme estabelecido pela
Torá.
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Visão rabínica e apócrifa
Os mais antigos profetas e escritores judaicos viram nos seus
sacerdotes os representantes religiosos de uma forma inferior à verdade
profética, o espírito dos homens sem Deus e sem a vontade de potência
necessária para resistir às proclamações idólatras. Assim, Arão, o
sacerdote típico, está abaixo Moisés, o representante da verdade
profética direta. Porém salienta-se (
Sifra, Wa-yiḳra, i) que quinze vezes na
Torá é dito que "o Senhor falou a Moisés e Aarão." Quando após o domínio
persa, um ideal diferente de sacerdote foi formado (
Malaquias. ii. 4-7), a tendência predominante foi a de colocar
Arão
em pé de igualdade com Moisés. "Às vezes Arão, em outras vezes Moisés, é
mencionado em primeiro lugar nas Escrituras, isto para mostrar que eles
eram do mesmo valor", diz
Mekilta e
Eclesiástico XLV. 6-24.
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No Corão
No
Corão, Aarão é conhecido como
Harun.
Um dos detalhes importantes que diferem o texto daqui sobre o texto da
Torá é o facto de Aarão não estar envolvido na criação do bezerro de
ouro.
Comparação de Moisés e Aarão
De acordo com Tan. (ed. Buber, ii. 12), a atividade de Aarão como um
profeta começou mais cedo do que a de Moisés. O escritor do
Testamentos dos Patriarcas, no entanto, hesita em igualar Moisés "
que fala com Deus como com um pai" com Aarão (Testamento de Levi, viii. 17). Os
rabinos são mais enfáticos no louvor das virtudes de Aarão.
Hillel, que no tempo do Herodes viu a degeneração da classe de sacerdotes, diz:
Sejais como díscipulos de 'Aharon que amavam a paz e buscavam a paz, que amavam as criaturas e as traziam para a Torá. (
Avot 1:12).
11 Isto é ainda ilustrado pela tradição preservada em
Abot der. N. xii. Sanh. 6b,
e outros, segundo a qual Aarão era um sacerdote ideal do povo, muito
mais amado por sua gentileza do que Moisés. Enquanto Moisés era, por
vezes, intransigente e duro, Aarão era pacificador, reconciliando um
casal que havia se separado, por exemplo. O luto do povo por Aarão foi
maior do que o luto por Moisés, tendo toda a cada de Israel chorado,
incluindo as mulheres (
Números. xx. 29). Mesmo na fabricação do
Bezerro de Ouro
os rabinos encontram motivos de isenção para Aarão (Sanh. 7a). Sua
força e silenciosa submissão à vontade de Deus sobre a perda de seus
dois filhos são referidos como um excelente exemplo para os homens de
como glorificar a Deus no meio de grande aflição (Zeb. 115; b Josephus,
"Ant." Iii. 8 º, § 7). Particularmente significativas são as palavras
representadas como sendo faladas por Deus após os príncipes das doze
tribos trazerem suas oferendas de dedicação para o
Tabernáculo:
"Diga ao teu irmão Aarão: Maior que os presentes dos príncipes é o teu,
porque Tu és chamado a acender a luz, e, embora os sacrifícios devem
durar apenas enquanto dura o Templo, a tua luz da lei deve durar
eternamente" (Tan., ed. Buber,, 6).
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